top of page

Quais os maiores problemas???

Um  dos problemas mais comuns é a impossibilidade de conferência dos dados da certidão de inteiro teor por fotocópia do livro em razão da caligrafia ilegível, apesar de ser esse o documento exigido tanto pelo Consulado de Portugal quanto pelo Instituto dos Registos e Notariado. O que fazer nesses casos?

Outro caso comum é a divergência entre o nome do cidadão português constante de sua certidão de nascimento em Portugal com todos os documentos posteriores emitidos no Brasil. Por incrível que pareça, muito portugueses mudaram de nome no Brasil. E agora?

E quando acontece o fato do cidadão português ser divorciado no Brasil, ter contraído outro matrimônio e sequer o seu primeiro casamento foi averbado em Portugal. E o pior: a pessoa quer a atribuição de nacionalidade é o filho ou o cônjuge do segundo casamento? Então?

Imagina se o documento que prova a paternidade que justificaria o pedido de atribuição de nacionalidade é uma certidão de casamento religioso e os nubentes não levaram-na ao Cartório competente para ter validade civil? Ainda assim é possível?

Please reload

bottom of page